terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Não se responsabilize pelo erro dos outros

Outro dia enquanto participava de uma reunião do MADA, vi um depoimento que muito me chocou. Uma companheira disse que hoje ela percebe que quando ela apanhava do marido era porque ELA procurava. Isso mesmo porque ELA procurava!!!

Fiquei tão chocada com isso que até para escrever sobre o assunto foi difícil. Pensei muito até que percebi o quanto fazemos isso com facilidade. Vou citar um exemplo: Quando uma mulher descobre que está sendo traída sente um turbilhão de sentimentos: raiva, dor, ódio, injustiça, vontade de matar, vergonha e outros tantos. Porém um dos sentimentos que machuca demais, que chega a dar vontade de tirar de dentro da gente nos tapas é a culpa.

Quase não percebemos, mas assumimos a responsabilidade dos outros com muita frequência. Isso nos faz sentir culpados pelos erros alheios. Acho que posso dizer que TODAS as mulheres que foram traídas ou acham ter sido, se sentem culpadas por isso. Acham que poderiam ter dado mais atenção ao parceiro, que poderiam ter se arrumado mais, que poderia ter feitos coisas diferentes no sexo e que poderia isso que poderia aquilo.

Quando assumimos a responsabilidade pelos erros alheios estamos nos desmerecendo ao máximo, achando que tudo que acontece de ruim no MUNDO é nossa culpa. Isso é uma síndrome de MADRE TEREZA, ficar vivendo a pão e água e sofrendo por todos os males do mundo. Por isso, que tal pararmos de assumir a culpa dos outros e começarmos a cuidar dos NOSSOS erros?

Se nosso namorado, noivo, marido ou tico-tico no fubá nos deixou por outra pessoa é porque ele é um idiota, imbecil e não viu que você é uma pessoa MARAVILHOSA. Claro que temos defeitos, todo mundo tem, mas temos que parar de querer assumir a responsabilidade pelos erros alheios e cuidar dos nossos erros para não repetí-los novamente.

E é exatamente ISSO que quero fazer: CUIDAR DE MIM! Com meus erros e acertos, qualidades e defeitos! Faça isso também e deixe os erros alheios para que seus “donos” cuidem deles, você não recebe pra ser babar do erro dos outros...rs

Beijos da Madá

4 comentários:

Borboleta no Casulo disse...

Fácil é colocar a culpa nos outros, dificil é assumi-las!!
Bjs

Anônimo disse...

Na verdade isso chama-se insegurança, baixa-auto-estima!
Vamos trabalhar esses sentimentos!

Bjos Wag.

Priscila disse...

NOssa Madá, me identifiquei de mais com seu texto.. Muito bem escrito, adorei!!
E como o (a) amigo (a) acima falou, a solução é tratar estes sentimento. Bjinhos

Anônimo disse...

Primeira vez que entro no seu blog e dou logo de cara com este comentário. Comecei a chorar. Porque é exatamente como me sinto. Culpada por tudo. Ver meu marido me deixando por outra, pela sua primeira namorada,uma mulher rica e virando pra mim e dizendo que nunca conheci a essência dele, me diminuindo e me desmerecendo em tudo que fiz durante 25 anos que convivi com ele, ajudando-o a evoluir da condição de Zé ninguém para um professor doutor renomado, fruto isso de muitas privações da família inteira em prol dele; jogando na minha cara que coloco os filhos contra ele (ignorando que os filhos são dois adultos e que já sabem avaliar as situações, as merdas que ele fez e está fazendo com a família dele)é realmente querer que eu assuma a responsabilidade e a CULPA (???)pelos atos dele! E ele consegue esse objetivo porque estou com minha autoestima no chinelo!Preciso cuidar mais de mim, como vc mesma disse!!! Obrigada pela luz!