segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Definir é limitar-se!

Ontem cheguei de viagem e fui fofocar com a minha mãe todas as novidades ( que não eram poucas, rs diga-se de passagem ). Conversando com ela vi o quanto a gente se intitula, o quanto a gente se restringe.

Como assim? vocês devem estar pensando. A gente rotula todo mundo, mas rotulamos principalmente a nós mesmos. Tem um filosofo que tive que ler na faculdade, que é super chato...rs E que só de pensar no nome dele já tremo de medo...rs Foucault, Michel Foucault- O TERRIVEL...rs Ele diz uma coisa muito interessante sobre essa mania que temos de rotular a nós mesmos: “Definir é limitar-se”.

Tudo bem que a gente acha que nunca vai usar um pensamento filosófico no dia a dia, mas esse faz um super sentido neste texto. A gente cansa de se definir. EU SOU GORDA, EU SOU BAIXA, EU SOU FEIA, EU SOU ESTRESSADA, EU SOU CIUMENTA...EU SOU ISSO, EU SOU AQUILO...

Quando fazemos isso, estamos nos limitando, estamos colocando os nossos sentimentos, personalidade, idéias, humor, tudo em uma caixinha só. Quando eu digo que sou ciumenta, eu não me deixo ser tranqüila, pois pra mim eu vou ser SEMPRE ciumenta e só isso. Quando eu me defino assim eu corto as possibilidades de TAMBÉM ser carinhosa, atenciosa, tranqüila, confiante e várias outras coisas, pois eu acabei me definindo. Nós somos uma mistura de coisas, e não apenas uma! Eu nunca serei só ciumenta, eu serei vários outros defeitos e virtudes também.

Mas por que é tão ruim definir-se? Pergunta nossa voz sábia voz da sabedoria..rs

É ruim definir-se pois quando fazemos isso além de nos reduzirmos a simples definições , nós nos convencemos disso, nós acreditamos naquilo e inconscientemente fazemos de tudo para que aquilo se torne verdade.

Exemplo: Eu sempre digo: EU TÔ GORDA! Ai quando alguma coisa me irrita eu vou comer, afinal JÁ TO GORDA MESMO, quando eu estou atôa eu vou comer pois JÁ SOU GORDA MESMO, quando quero uma coisa que não faz bem eu não ligo pois JÁ SOU GORDA! Então nos auto afirmamos a todo momento e passamos a acreditar naquilo.

Por isso devemos parar de nos intitular como CIUMENTAS, pois isso faz com que usemos esse titulo como desculpa toda vez que ficamos inseguras, toda vez que nosso namorado quer fazer uma coisa e não queremos que ele faça, ou toda vez que queremos dar um baita de um tipi. Sempre respondemos: FIZ ISSO PORQUE SOU CIUMENTA!!!

Por isso, vamos parar de nos definir e começar a dar valor a todas as nossas qualidades começar a definir nossos defeitos. Principalmente aqueles que nos atrapalham mais. Trocar o eu SOU ciumenta por eu ESTOU ciumenta pode fazer uma grande diferença, pois como diria FOUCAULT:

“Definir é limitar-se!!!”

Beijos da Madá

P-s: Quem quiser falar comigo mande e-mail para: amamdemais@gmail.com

6 comentários:

Larissa disse...

Bom demaais!!! Tava precisando ouvir isso que você falou. Tenho me definido muito últimamente.. Em coisas bem complicadas.. Obrigada pelo post!! heheh

Alias, oi, eu sou a Larissa.. sua nova leitora!

Beijo!

Má disse...

Oi... bom mesmo!!!
Ando muito isegura (mais que o normal), mas tb quero passar á pensar que estou insegura e não que sou insegura... trabalho difícil, mas não custa tentar!!!
Bjos

Ariane disse...

"Exemplo: Eu sempre digo: EU TÔ GORDA! Ai quando alguma coisa me irrita eu vou comer, afinal JÁ TO GORDA MESMO, quando eu estou atôa eu vou comer pois JÁ SOU GORDA MESMO, quando quero uma coisa que não faz bem eu não ligo pois JÁ SOU GORDA!"

Caaaara, até parece eu! :O
Ótimo post!!

Anônimo disse...

Parabéns pelo post, sou leitor assíduo do blog. Abraços


JR

Lau disse...

Bela reflexão!! Mas eu não vou comentar nada, afinal de contas, EU JÁ TÔ GORDA MESMO... hasuahsia

Gislaynne disse...

EU SOU GORDA, EU SOU BAIXA, EU SOU FEIA, EU SOU ESTRESSADA, EU SOU CIUMENTA...EU SOU ISSO, EU SOU AQUILO...

Nossa tudo a ver comigoo eu pensou a mesma coisa.Nossa !