terça-feira, 21 de setembro de 2010

Aprenda a dizer NÃO!

Outro dia recebi um e-mail de uma leitora elogiando o blog ( muito obrigada!) e sugerindo que eu falasse um pouco mais sobre como melhorar a auto estima.
Então veio a dúvida: " Como eu vou falar de uma coisa que eu também nao tenho muito?" Fiquei pensativa quanto ao assunto, pensei tanto que fiquei até cansada...rs*
Foi então que neste clica aqui, clica ali da internet que vi um video do programa Saia Justa em que se falava sobre a dificuldade em dizer Não que os brasileiros tem.
Então eu trouxe o assunto para ser nosso tema de hoje.
Quando as pessoas nos fazem uma pergunta ou proposta, temos duas opções: Dizer SIM ou dizer NÃO.
Quanto mais dizemos SIM para agradar ao outro mais nos afastamos de nós mesmos. Quando você se ama, quando você se estima, você não se força a nada para agradar aos outros. Você diz NÃO!
Quantas pessoas ( principalmente nós, mulheres que amamos demais ) vemos por ai se violando para agradar ao outro por não saber ou não querer dizer não.
" O que?! Você quer que eu me deite nesta poça d'agua para você passar por cima? Sim, CLARO!
Se eu posso deixar de estudar para minha prova para ter uma noitada com você, mesmo correndo o risco de ser reprovada? Sim, claro, por que não!"
Uma das primeiras coisas que temos que aprender a fazer se quisermos ter auto estima é dizer NÃO!
Dizer NÃO para amigos, NÃO para colegas de trabalho, NÃO para namorado, NÃO até para você.
Quando alguem te pede um favor e você diz "Não, não posso" você fica mais leve, você se respeita mais.
Geralmente dizemos sim a tudo e a todos para obter a aceitação. Se chegar um ladrão e perguntar se pode roubar sua bolsa muitas pessoas respondem: "Mas é claro senhor ladrão!" Apenas para ter mais uma pessoa em seu rol de pessoas que a aceitam.
Dizemos SIM porque nos desmerecemos tanto que sempre achamos as causas e os motivos alheios mais importantes do que os nossos. Por isso, se você quer se amar mais, quer aumentar sua auto estuma, aprenda a dizer não. Claro que de uma maneira saudavel o sim também é importante.
E embora não seja nada fácil lutar contra anos dizendo SIM, se valorize e diga NÃO para tudo e todos que irão afastar você do seu interior e do seu auto conhecimento.
O que vale aqui é encontrar o ponto de equilibrio e ser feliz!!!
Beijos da Madá

5 comentários:

Menina de Minas disse...

Meninas,

É isso aí! Como a Madá disse respeitar as nossas vontades é o primeiro passo para nos conhecermos melhor e consequentemente respeitar o que sentimos e estamos vivendo. A auto estima faz parte do auto conhecimento. E como é difícil isso pra gente, que está tão acostumada a colocar o outro sempre, em primeiro lugar! Mas isso tem e deve mudar, afinal somos os sujeitos da nossa história! E quem somos nós, ou melhor, quem é alguém pra ditar o que é melhor escolher para as nossas vidas! Resgatar a auto estima é saber escutar o coração pesando tudo de bom e ruim que uma decisão pode acarretar! Vamos parar de nos autosabotar, e com calma aprendendo mais com tudo de bom que somos e temos a oferecer para o universo! Receita? Confesso a vocês que não tenho e é muito dificil resgatar isso de uma hora pra outra. Tenho me esforçado e o que percebo que é um trabalho de renúncia, e especialmente de preocupação somente com os nossos sentimentos! E por que não começar agora, fazendo isso com a melhor e a mais especial pessoa do mundo: nós mesmas! Desejo luz para todas nós, que estamos a procura de uma vida mais feliz e leve! Pro alto e avante!

Anônimo disse...

Adorei o comentario da colega acima.Um grande começo para termos auto estima é parar de nos vitimarmos e aprender a dizer NÂO, olhar o q é melhor p gente.Claro q as vezes temos q ceder, temos q compreende o outro lado tb, afinal p cd renuncia uma escolha.
Além de ter baixa auto estima (o q eu vou mudar e vcs q tem isso tb vão) eu me faço de vitima e faço as coisas msm sabendo q elas n estão certas...é aquilo "sei q é errado mas faço", mas eu vou mudar, temos q mudar e antes de tomar as decisões vms ter paciencia e pensar antes de agir.Estamos tão acostumadas a dizer SIM q as vezes querendo dizer não automaticamente dizemos o SIM.Bjsss
Heloísa

Borboleta no Casulo disse...

Olaaaa,sempre visito e comento aqui neste blog e resolvi criar o meu.É bem tipico ao Mada,ainda estou aprendo rs,mas sempre terá postagens novas e relacionadas com assuntos femininos!
bjsss

Má disse...

Pra mim tb ainda é muito difícil dizer não, percebi isso lendo o que madá disse, pq até então não tinha me dado conta de como eu digo sim pra tudo e pra todos. Acho que dizer não tb está ligado á segurança, acredito que quando estamos seguros e confiantes temos mais coragem de dizer não e argumentar esse NÂO.
é um trabalho de formiguinha, mas acredito que chegaremos lá!!!
Bjos
Marília

Unknown disse...

Ei mocinha!vc fez esse texto pra mim...kkkk
Levei cada SHILAP..e percebi uma coisa totalmente verdadeira..eu nao sei dizer nao e tenho sofrido com isso.
Vou mudaaaar!
Viva a Madà.
Bjooooo!