terça-feira, 3 de agosto de 2010

Psicossomatizando os problemas

Psicossomatizar não é uma palavra fácil, eu a conheci num livro de auto ajuda, não me lembro qual. Significa ( tem termos mais fáceis ) transformar seus problemas psicológicos em doenças no corpo. Por exemplo, tem gente que quando briga com namorado logo depois tem uma dor de cabeça terrível, outras quando estão pensativas demais começam a ter febre. Isso é psicossomatizar, claro que os exemplos que dei foram os que vieram a cabeça, nada que eu saiba que dor de cabeça é porque brigou com namorado...rs

Sei no entanto que fazemos isso com bastante freqüência, digo isso por mim mesmo. Não tenho concordado com minhas atitudes ( ser ríspida com as pessoas, ser impaciente, não ser vaidosa e outras coisas) e parece que domingo tudo isso veio de uma vez pra eu pensar. Chorei muito e sabe o que aconteceu logo depois?

Fiquei gripada! Isso mesmo no mesmo dia comecei a sentir mal, meu corpo doía pra tudo quanto é lado, tive febre, náusea, e tudo de ruim que uma gripe traz. Pra mim isso foi uma psicossomatização que fiz, já que não conseguia resolver comecei a sentir isso por intermédio do meu corpo.

As vezes temos uma dor que não some nunca, uma dor nas costas sem explicação, uma dor de cabeça, dor no dedinho mindinho, dor em qualquer parte do corpo que nem o médico sabe explicar o porque. Acho que é hora de pensar se você não está psicossomatizando seus problemas hem? A primeira vista isso pode parecer meio estranho, mas depois percebemos que faz sentido.

4 comentários:

Ariane disse...

Nossa, lembrei do meu namorado agora. Quando ele ta mto estressado ele fica meio "aéreo", tonto, sei lá... e tem uns espasmos musculares durante a noite, dormindo (sem falar na dor nas costas). É horrivel pq as vezes é tão forte q chega a me acordar. Ele fez um monte de exames q deram em nada. Eu ainda nao tinha pensado na psicossomatização. Muito legal tu ter abordado isso no blog, vou dar um toke pra nele sobre o assunto.
Bjoo

Dany Jf disse...

Nossa isso é muito tenso eu tenho anorexia nervosa,toda vez que brigo ou fico nervosa,me da ancia de vomito,e vou as vias finais...Nossa e muito ruim.

Mulher que ama demais disse...

Já psicossomatizei muito (tenho enxaquecas quando passou por algum estresse). Mas depois que descobri minhas somatizações parece que ficaram menos frequentes, pois já sei do que se trata.

Abraço

mqad

Maíra Souza disse...

Não tinha pensado nisso...
Faz muito sentido! =)