sexta-feira, 23 de julho de 2010

Elogios x Ofensas

Estou meio pensativa esses dias e queria saber o motivo, pensei, refleti, me descabelei e quase depilei a perna da minha irmã com a pinça tentando descobrir o motivo da minha completa apatia. E então depois disso descobri que minha tristeza foi devido a um acontecimento que ocorreu a aproximadamente três meses, antes até de eu ter criado o blog.

Vou contar rapidamente o que foi que aconteceu para que eu chegue ao raciocínio final. A ultima grande briga que tive com meu namorado foi porque tinha umas meninas da sala dele querendo ficar com ele e eu descobri. O interessante dessa historia toda é que ELAS me adicionaram no msn e ELAS vieram tirar satisfações comigo.

O que me deixou completamente apática e muito triste agora, quase três meses depois do ocorrido são as ofensas que elas me fizeram. Não, eu não sou burra e nem demoro pra entender as coisas, rs o que aconteceu é que somente agora eu vi que as ofensas feitas a mim foram levadas a serio. O que nos leva ao tema de hoje, ELOGIOS versus OFENSAS.

Fui chamada de gorda, burra, incompetente, feia, e tudo mais que se possa imaginar, mas sabe o que é o pior? EU ACREDITEI EM TODAS ESSAS OFENSAS.!!! Por isso apenas agora, três meses depois eu descobri que esse era o problema. EU me sinto exatamente assim, feia, MUITO FEIA, burra, incompetente e tudo de ruim que existe. Então vem uma pergunta:

Porque nós acreditamos apenas nas ofensas que nos fazem e não nos elogios???

Já fui chamada de eficaz, esperta, bonita, simpática, gostosa e outras coisas, mas nunca acreditei. Por que nós MULHERES QUE AMAMOS DEMAIS acreditamos apenas nas ofensas? Essa é a questão, porque os elogios que são feitos a nós passam despercebidos para nossa auto estima ou então tem uma vida breve de apenas 2 quem dirá 3 horas, enquanto quando recebemos uma ofensa ela dura por 2 ou 3 décadas?

Por que não aceitamos elogios? Por que não acreditamos quando nosso companheiro fala que somos únicas? Por que é tão difícil entender que somos capazes de tudo quando queremos? Por que nos sentimos um lixo quando alguém nos desmerece? MESMO que a pessoa que fez isso seja uma pessoa que nos quer ver pra baixo. Por que os elogios que ganhamos enquanto vamos trabalhar, ou na praça de alimentação, ou então na frente de uma obra não conta pra nós? Por que nem mesmo os elogios que ganhamos do parceiro conta? Por que quando alguém diz:"você está linda!" a gente sempre responde: " que isso, bobagem, ta falando isso só pra me agradar." ou então retruca com: " você está louco?" ????

O post de hoje, elogios x ofensas, não tem uma resposta, não tem uma dica. O post de hoje termina com uma pergunta. POR QUE??? Essa é a pergunta que não sai da minha cabeça também: Por que acreditei nas ofensas delas???

Beijos da Madá

6 comentários:

LL disse...

"Por que não acreditamos quando nosso companheiro fala que somos únicas?"

passou um filme na minha cabeça agora.
exatamente... pq?
pior ainda qd nem foi pq acreditei em ofensas. Ngm nunk me chamou d feia, nem gorda, nem burra... mt menos outra mulher... só se ela fosse cega... eu sei q sou bonita, eu sou magra,n sou burra, a vida inteira eu tiro notas altas, eu to num curso na faculdade q eh o mais concorrido e o mais dificil. E daih?

O simples fato de nao acreditar q eu era unica na vida dele, me fez minar nossa relaçao. E nao era ciumes nem de outras mulheres.. eram dos amigos! Eu perdi meu namorado, por causa dos amigos.
E o filme ainda está passando aqui... bem aqui dentro

Aiai... :'(

Caroline disse...

Bom, talvez seja tudo uma questão de como nós nos enxergamos. Eu também já fui chamada de gorda. Acreditei? sim. Mas apenas levei em consideração a opinião dessas pessoas porque eu sabia que realmente estava acima do peso. Acreditar ou não nas ofensas que nos fazem é, sobretudo, ratificar uma opinião que temos sobre nós mesmas. Se acreditamos nessas ofensas é porque algo nos falta. Termino meu comentário com a seguinte frase: "Pedras no caminho? guardo todas. Um dia construirei meu castelo."

Maíra Souza disse...

É verdade. Quando alguém fala algo ruim, mesmo que até aquela hora não tivessemos dado conta, a gente passa a dar e se sente péssima. Ai quando falam que estamos bonita ou coisa do tipo, eu costumo falar "são seus olhos" hahaha. Piada mais sem graça ¬¬
Acho que sei o que é isso. Falta de amor próprio ou complexo de inferioridade. E eu sofro com isso, infelizmente... Não sei bem como mudar isso. Aff! =\

Anônimo disse...

Oi Mada, isto acontece porque o nosso cérebro privilegia as informações que geram incômodo ou dor. Por este motivo as ofensas ficam registradas com mais intensidade. Por isto, é indispensável nos conhecer bem, preservar nossa auto-estima e principalmente, nos proteger, evitando que qualquer um nos detone com críticas destrutivas que só possuem um único objetivo, nos por para baixo. Auto-estima sempre Mada, não deixe que uma crítica tire sua essência.

Beijo,

Mariana

Anônimo disse...

Oi Mada, isto acontece porque o nosso cérebro privilegia as informações que geram incômodo ou dor. Por este motivo as ofensas ficam registradas com mais intensidade. Por isto, é indispensável nos conhecer bem, preservar nossa auto-estima e principalmente, nos proteger, evitando que qualquer um nos detone com críticas destrutivas que só possuem um único objetivo, nos por para baixo. Auto-estima sempre Mada, não deixe que uma crítica tire sua essência.

Beijo,

Mariana

Anônimo disse...

vou viajar para ter um pouco de paz !!!nosso ex-sindico não teve prestação de contas aprovada, e um sujeito ranzinza, mal educado porem idoso que age de má fé. a mulher xinga as pessoas de malucas, de vacas, seu filho e um parasita que não estudou nem trabalhou, vivia as custas das minguadas finanças de nosso condominio, fazia o porteiro abrir o saco de lixo dos vizinhos para inteirar-se da vida alheia, surrupiava cartas e pacotes para seu apto somente entregando no dia seguinte, muitos nunca eram entregues, montou fornecimento de comidas usando documentos falsos identificando-se como proprietaria do predio ai quando as denuncias começaram fecharam a baiuca! Ela recusa-se a entregar as pastas para que seja feita uma auditoria e passa os fins de semana jogando os moradores do predio em frente contra moradores de nosso condominio e conselho fiscal num bar.

nunca pudemos examinar pastas recibos de despesas, contratamos contador mas somente conseguiremos as pastas e atas na justiça para tal auditoria o ex-sindico e mulher alegam que as pastas sumiram…otimo!! o juiz os fara pegar segundas vias de tudo. o jeito foi o predio ter somente conselho fiscal, eles fazem abaixo assinados sem as devidas procurações dos proprietarios para destituir o conselho, sem lembrar do excessivo gasto de material de limpeza que sumia todas as noites para locais ignorados, agua do predio carissimas pois kombis eram lavadas na garage, pratos, copos, panelas imundos cheio de gordura guardados num porão que nunca foi detetizado, desratizado, moscas por cima das caixas de comida gordurosas e sujas, produtos eram misturados com agua, o predio vivia sujo, contas superfaturadas, eles atrasam sistematicamente as cotas condominiais. o conselho atual paga todas as cotas afim de fazer serviços negligenciados nos ultimos vinte anos. vamos ingressar em juizo com obrigação de fazer para obter as pastas de volta e concluir a auditoria, que sirva de exemplo para todos.