quinta-feira, 1 de julho de 2010

Co-dependencia

Pessoal, a leitora DANY fez um texto sobre co-dependencia e resolvemos postar no blog. Embora fuja um pouco do estilo do blog esse texto tras informações muito interessantes. Obrigada Dany por ajudar no blog. Se vc quiser ajudar tb, ficaremos felizes!!! Mande seu depoimento, dê sugestões!
Bjs da Madá


O que é Co-Dependencia

Bob Davies e Lori Rentzel no livro Restaurando a Identidade assim definiram :“É a condição resultante quando à constante

presença, carinho, atenção, aprovação, apoio de outra pessoa, é considerada necessária para a nossa segurança, bem estar e conforto

pessoal”.

Co-dependência. São todas aquelas pessoas que se apegam em demasia à vida dos outros e esquecem de viver a sua. E quando falamos em viver nossa vida, não estamos pregando o individualismo, de forma alguma, estamos querendo apenas alertar quanto a alguns excessos que são cometidos e acabam por trazer dor, sofrimento e desolação.
O co-dependente se "apossa" da criatura viciada ou problemática considerando que é responsável pelas atitudes dela.”

Para compreender melhor a co-dependencia,se pensarmos em outro problema qualquer como a separação de um casal.Uma separação e sempre uma situação dolorosa(Principalmente para nós madas).Mas se "tudo" na vida passar a ser explicado ,pela separação ,certamente existe uma coisa ,sobre qual precisamos pensar para nos separarmos verdadeiramente senão ficamos "casados com a separação"


A co-dependencia possui algumas fases :

NEGAÇÃO

Começamos a viver com probelma e não vemos problema nenhum,e começamos achar que o problema esta com nosso e não com a outra pessoa.

DEPRESSÃO:

Uma angustia muito profunda, muitas emoções negativas, uma fase que atinge em cheio o dependente e pode causar certa descompensação levando o adicto a pensar na possibilidade de tratamento ou o que é mais provável levá-lo ainda mais para o fundo do poço

IRA:

Esta pode se manisfetar de duas formas:

A primeira é que podem estar com muita raiva sem o saber, mas disfarçam esse ressentimento dando-lhes carinho excessivo e agindo com uma sensatez disciplinada. Afirmação do tipo: “eu te amo do jeito que você é”pode na realidade esconder decepção e raiva ou como os que já fizeram tudo que lhes era possível, partem então para liberar sua agressividade .

Aceitar –se e tratar-se

Reconhecendo, identificando e afirmando os seus sentimentos.Ensina a ouvir atentamente e ativamente.Permite que todos cresçam cada um no seu espaço.Todos compete sem ser competitivos.Reconhece e apoia o trabalho de cada um, e opera com amor .


Tipos de tratamento:


É difícil falar em cura, é melhor falar em controle e conscientização, porque é uma síndrome emocional, é diferente do vício em drogas, em que geralmente á uma dependência química e física. Não existe a auto-avaliação quando falamos de doenças mentais, pois nestas a nossa própria concepção de si mesmos está alterada e portanto, ficamos incapacitados de fazer tal julgamento no entanto, as pessoas só admitem a doença e procuram terapia quando a vida fica incontrolável.

No consultório, tenta-se resgatar a criança que foi ferida na família ou em outro momento da sua vida. No tratamento em grupo, lida-se com a culpa e a vergonha. O co-dependente não é criticado. Ao contrário, vê que há várias pessoas como ele. Assim, não se sente isolado e consegue melhorar sua auto-estima.



3 comentários:

Ariane disse...

As vezes eu penso q sou co-dependente, as vezes penso q não sou, hahah... eu nunca chego numa conclusão pq sou indecisa demais :P um dos fatores q me faz pensar q sou é q eu não consigo ficar brava com meu namorado, quer dizer.. até consigo, mas na maioria das vezes não falo nada, sei la, nao sei se é o tal 'medo de perder' falando mais alto ou se no fundo eu vejo q é desnecessário começar uma discussão.. Vai entender.

Milly disse...

Olá...adorei esse blog, está me ajudando, mto, mto, mto!!Sou uma MADA assumida, ferida e cansada de ser tão impulsiva!Terminei com um relacionamento de 8anos,(onde ñ nos casamos)e me sinto culpada...por ciúmes, brigas, inseguranças e até a co-dependencia...já chorei horrores, me descabelei, briguei, bati...e isso só me machucou ainda mais...hj estou numa fase mais minha...me redescobrindo(sofrendo ainda sim) mas, consciente de que o amor próprio é o melhor!!Ñ por egoísmo, mas nos amando começaremos a amar o próximo com mais respeito!Hj é o meu 3ºdia de leitura do blog...e já espero ler post de amanhã...obrigada pela ajuda..e estarei sempre comentando por aqui!Mostrando minha evolução...rsrsrs!!!Bjuuu e fica com Deus!!!

BorboleTata disse...

Olá! Ha muito tempo me sinto assim: AMO D+ o meu marido, sei que ele tbm me ama, mas fico c muito ciúmes quando ele ta com os irmãos dele, sempre que estamos em público arengamos por ciúmes meu claro! quero sempre ele comigo me dando atenção, até c a mãe dele, se ele ha tratar muuuito bem eu ja fico brava!
Faço questão de tratar ele bem, ADOROO, ele até diz AME + VC mesma! cho que ele até percebe. QUERO AJUDA.